⚠️⚠️⚠️ ASSEMBLEIA GERAL⚠️⚠️⚠️

08/12/2023

A OCA acolhe a diversidade. Atua na formação integral com valorização das culturas através das artes e do meio ambiente.

Fundada em 2003 por um grupo de amigos, profissionais das artes cênicas dança e ambiental, a Oca – Organização Cultural Ambiental é uma associação é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos sediada em Ouro Preto, MG.

Nossa Missão

Contribuir, através da arte-educação para a formação integral de crianças e adolescentes, auxiliando na descoberta e no desenvolvimento de suas potencialidades. 

Nossa Visão

Tornar-se referência cultural e de transformação social positiva através da excelência da arte-educação e da democratização da cultura. 

Nossos Valores

Empoderamento do cidadão
Protagonismo juvenil
Cooperação
Valorização e respeito à vida
Educação integral
Ética 

(...) educar é preparar pessoas integralmente desenvolvidas, com instintos sociais conscientes e organizados, possuidoras de uma visão de mundo refletida e íntegra, que tenham clara compreensão de tudo o que ocorre ao seu redor, na natureza e na vida social; pessoas preparadas na teoria e na prática para todo o tipo de trabalho tanto manual como intelectual, que saibam construir uma vida social racional, plena, bonita e alegre.(...)

N. KRUPSKAYA 

Reconhecimentos: 2009 Título de Utilidade Pública Municipal; Certificado do Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente (CMDCA); Moção de Apoio da Câmara de Vereadores de Ouro Preto; 2010 Medalha do Aleijadinho de Reconhecimento pelo trabalho Cultural desenvolvido; 2011 Selo Itaú UNICEF Experiências que Transformam; 2012 Prêmio É Bom Fazer o Bem do Banco Bonsucesso; 2012 Prêmio Cena Minas da Secretaria Estadual de Cultura Minas Gerais; 2013 Prêmio TOP TV Trabalho Comunitário; 2013 Prêmio Ouro Esportivo Secretaria Municipal de Esporte e Lazer ‐ Categoria Projeto Social; 2014 Medalha Responsabilidade Social ‐ Fundação Aleijadinho; 2014 Prêmio Carequinha Funarte; 2015 Prêmio Vale Valorizar 1° lugar; 2018 Ponto de Cultura MINC; 2019 Prêmio Vale Valorizar 5º lugar.

O que buscamos

Atuar nos territórios com respeito e afeto para que as pessoas sejam livres para se expressarem nas suas identidades de gênero, de deficiências, de cores, de crenças...

Projetos

Projeto Clic@ cidade circo
Art(E)ducação Audiovisual

Projeto Circomunidade
Barnabé e Pires

Ponto de Cultura Circo da
Gente

Projeto Circo da Gente
Ginga Circense

Projeto Cir{Co}munidade na Escola, 

Miguel Burnier e Mota

Projeto Matriais
RecriAções, Mulheres Empreendedoras

Conselho Diretor

A valorização dos indivíduos e as relações existentes entre eles são o nosso norte. Gostamos de ver o lado humano das organizações. Então, quando falamos da nossa própria organização, não poderíamos ir para outro caminho senão este: apresentar quem somos.

Atylana Fernandes

Assistente Social

Lucilene Nogueira

Administradora

Rick Campolim

Geólogo

Eduardo Tropia

Fotógrafo

Contato

Email

contato@ocaouropreto.org.br

Endereço

Praça Cesário Alvim s/n, Prédio da Estação Ferroviária, Sala da OCA - Barra, Ouro Preto-MG 35400-000

Redes Socias

Parcerias

Para manutenção do Circo da Gente a OCA mantém parceria com a UFOP através da PROEX, como Projeto de Extensão; Conselho Municipal da Criança e do Adolescente; Conselho Municipal de Desenvolvimento Social; Vale – investimento em relacionamento com a comunidade Barnabé/Congonhas; Trem da Vale – cessão de espaço administrativo e lona circense na Estação Ferroviária de Ouro Preto; Gerdau – investimento em relacionamento com a comunidade Miguel Burnier e Mota/Ouro Preto; Itaú Social – Fundo da Infância e da Adolescência; Rede Circo do Mundo Brasil.