Projeto
Circo da Gente

Respeitável Público

A atuação do Circo da Gente tem foco na difusão das artes circenses desenvolvendo um importante programa de educação continuada e cidadania, fazendo uso das técnicas circenses como instrumento pedagógico para melhoria na qualidade de vida de crianças e adolescentes.

No Circo da Gente são atendidos jovens da cidade de Ouro Preto por intermédio de um amplo programa de arte‐educação que utiliza o circo como principal instrumento de transformação social. O projeto foi indicado como umas das cinco experiências mais significativas do Brasil de arte‐educação e cidadania, no Congresso Latino‐Americano e Caribenho de Arte Educação em 2009. As apresentações artísticas construíram com o público uma referência de qualidade e competência, reconhecimento do público com histórico de sucesso de presença nas apresentações.

As ações são voltadas para proteção, promoção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes e beneficiam diretamente as famílias, envolve as comunidades e promovem a democratização do acesso às artes circense e à cultura nas suas variadas linguagens. A experiência de atuar com as comunidades diversas faz com que o Circo da Gente adquira características próprias e se articule com os propósitos gerais considerando todos os sujeitos envolvidos no trabalho: crianças e jovens, arte‐educadores e instituições parceiras.

Cortejo Chico Rei

Fotos por Eduardo Tropia

Espetáculo "Sonho da Gente"

Fotos por Eduardo Tropia

Documentário

OCA e Makeplug apresentam o Documentário Institucional "Circo da Gente - Arte, educação e cidadania" projeto social que desde 2009 utiliza técnicas circenses como instrumento pedagógico voltado para crianças e adolescentes em situação de risco/vulnerabilidade social.

Finalizado em janeiro de 2019 o DOC foi produzido pela Makeplug que acompanhou por três meses as atividades do projeto desenvolvido pela OCA.